quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pergunte ao Rabino!

O judaísmo e os signos do zodíaco tem alguma coisa a ver?

Rav Daniel Presman - De acordo com a tradição judaica, os astros têm o poder de influenciar as criaturas. No entanto, dizem nossos sábios, ‘não há mazal (influência astral) para [o povo de] Israel’ (vide Talmud, Shabbat 156a e Nedarim 32a), pois o livre-arbítrio e a pratica de boas ações pode mudar drasticamente os fatos que acometerão uma pessoa.

O reflexo da relação entre os astros e a realidade pode ser percebido também através dos signos do ano. Estes signos possuem correlação com os meses do calendário judaico e com as tribos de Israel. Por exemplo: O mês de Elul, no qual nos encontramos agora, é ligado ao signo de Virgem, que representa pureza. É durante este mês que nos purificamos e nos preparamos para o julgamento de Rosh Hashaná; O mês de Tishrê, no qual temos as grandes festas, é ligado ao período do signo de libra, cuja representação é uma balança – uma indicação ao peso de nossas ações, boas ou não, no Dia do Julgamento (Rosh Hashaná).

Apesar destas influências existirem, nos é vetado seguir as orientações do horóscopo ou de um astrólogo, pois está escrito: "Seja íntegro com o Senhor, teu D’us" (Deuteronômio 18:13). Nossa orientação sobre como devemos agir em nossas vidas deve vir sempre de nossa fé em Deus e dos valores e leis transmitidos em nossa sagrada Torá.

Para saber mais sobre o assunto:

Em inglês:

Em hebraico:

E você? Tem alguma dúvida a respeito do judaísmo? Envie a sua pergunta para mailto:wsababahpoa@hotmail.com, e o Rav solucionará a sua questão!

Um comentário:

olepmac disse...

Segundo os livros de Melachim do Tanach,pouco sobrou da rainha Jezabel a ser enterrado porém o tanach não revela explícitamente ser seus restos foram sepultados ou não. Mas alguma escritura judaica revela esse enigma? Seus restos foram enterrados ou não?