terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um Embaixador entre jovens

Em sua primeira visita a Porto Alegre, o Embaixador de Israel no Brasil fez questão absoluta de reservar uma hora e meia do seu tempo para atender os jovens da comunidade judaica do Rio Grande do Sul.

A partir desta "exigência", a Sababah, em parceria com a Mesa Jovem, organizou o evento "Perguntar não ofende", um Talk Show descontraído, realizado na sede da federação Israelita do RS, dia 21 de agosto. O mediador e entrevistador foi o estudante de Jornalismo e Relações Internacionais, Claudio Rabin.

A conversa começou tranquila, com perguntas pessoais, como o time que Giora Becher havia escolhido para torcer em território gaúcho. A resposta foi diplomática: nenhum ainda....

Após algumas questões a respeito do passado do Embaixador, que trabalhou durante um bom tempo na Índia, Rabin passou para assuntos mais delicados, mas inevitáveis. Todos querem saber o que as ameaças do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, representam para Israel. O diplomata respondeu que a preocupação da população israelense é grande, entretanto, o governo já está preparado para qualquer movimento iraniano. Afirma também que é necessária uma aversão mundial ao governo de Ahmadinejad.

Sobre a complicada situação existente na Faixa de Gaza, o Embaixador foi incisivo ao dizer que o governo israelense tem trabalhado muito para solucionar o problema na área. Mesmo com o lento processo nesta relação, o problema parece estar diminuindo a sua instabilidade a cada dia que passa. Já as tratativas com os palestinos não parece estar evoluindo, segundo o que foi falado pelo Embaixador Giora Becher. Ele afirmou que existe o esforço de Israel para que se chegue a algum acordo, mas o final dos conflitos e um possível Acordo de Paz permanente é muito difícil.

Este foi o primeiro de muitos eventos que esta parceria pretende realizar! Fique ligado para os próximos! E apenas um conselho: Aproveita!

Nenhum comentário: