quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lançamento do Livro do Habonim Dror

Eu queria mudar o mundo, e mudar o homem, e acreditava que isso era possível. Lá em Israel, e especial no microcosmo concretizado na idéia do Kibutz, tudo começaria, desde o início, com justiça, liberdade e dignidade."

 Estas linhas foram escritas por Mira Perlov, que integra a coletânea de Fragmentos de Memórias, de jovens autoditadas, incorformistas e humanistas, que, por circunstâncias pessoais, históricas e ideológicas tentaram concretizar a utopia sionista do Kibutz.


Este é um livro de memórias de veteranos do movimento juvenil sionista-socialista Dror fundado em 1945, depois do genocídio nazista sem precedentes na história. No movimento, eles encontraram um ambiente social, cultural e recreativo autônomo, e acima de tudo, um marco e concepção de mundo sionista-marxista.

Esta coletânea de memórias não se limita apenas ao Dror, elas refletem experiências judaicas de grande porte como a emigração judaica do velho ao novo mundo, processos de aculturação no Brasil, da participação e contribuição de judeus para o Estado de Israel, dos esforços pioneiros para estabelecer novos kibutzim, do sistema educativo sui-generis do movimento.


O livro "Fragmentos de Memórias" será lançado dia 8 de novembro, segunda-feira, na Livraria Cultura (Shopping Bourbon Country, Av. Tulio de Rose) as 19h e contará com a presença do Doutor em História Avraham Milgram, organizador do livro, que trabalha no museu Yad-Vashem, em Jerusalém, além de diversos chaverim e ex-chaverim do Dror, que juntos, celebram neste ano os 65 deste grande movimento juvenil que até hoje move a juventude judaica pensante que sonha em mudar o mundo. 

E pode ter certeza:  independente da época histórica e das mudanças pelas quais o mundo passa, a vivência dentro de um movimento juvenil muda a vida de qualquer um que abraça as causas. Vá lá e prestigie. São grandes memórias.

E em breve divulgaremos maiores informações sobre a Festa dos 65 Anos do Dror, que ocorre ainda neste mês.





Nenhum comentário: