quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Jejum de Ester

Se alguém lhe perguntasse, em quais dias é necessário jejuar segundo as leis judaicas, o que você responderia? Apenas em Iom Kipur. Certo?? Errado!

Hoje também é dia de jejuar. O chamado "Jejum de Ester" ocorre sempre no dia 13 de Adar (exceto quando a data coincide com o Shabat. Nesse caso, antecipamos o jejum em um dia).

O fato ocorre graças a um pedido feito pela rainha Ester a Mordechai. Eis a passagem da Meguilat Ester em que isso acontece. "Então disse Ester que respondessem a Mordechai: "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Shushan, e jejuai por mim; não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que seja contra a lei, e se perecer, perecerei". Então se foi Mordechai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado (Ester 4:15-17)."

O indivíduo deve entrar em jejum antes do nascer do sol, voltando a se alimentar apenas ao anoitecer.

Não deu tempo de jejuar esse ano? Quem sabe no próximo! Eu, por enquanto, estou conseguindo cumprir essa mitzvá...

Nenhum comentário: