terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um pouco de Hummus

Hamos, homos, houmous, hommos, hommus, hummos ou hummus. Quem já foi para Israel ou para o Oriente Médio sabe que este condimento pastoso (e gostoso) é indispensável na cozinha de todo e qualquer árabe ou judeu. Quem come não esquece jamais.

Sabendo disso, o Habonim Dror estará vendendo seu Hummus no Bazar das Pioneiras, que irá se realizar no dia 15 de agosto, na Hebraica Bom Fim (Rua General João Telles, 508) a partir das 10h. O Hummus é vendido em potes de 300g e encomendas podem ser feitas através do email hummusdodror@gmail.com ou com Gabriel Bastos (8480-20-15).

SAIBA MAIS SOBRE O HUMMUS


O Hummus é uma pasta feita de grão de bico cozido e amassado, temperado com tahine, óleo de oliva, suco de limão, sal e alho. Segundo especialistas, é uma das receitas mais antigas da História. Alguns livros contam a lenda de que o primeiro prato de Hummus foi preparado no século 12 por Saladin, uma das maiores figuras da cultura Islã, guerreiro e primeiro Sultão do Egito.

O Hummus é rico em vitamina C e ferro, sendo o grão de bico uma excelente fonte de proteínas. Além disso, é bastante usado em receitas vegetarianas e veganas. O único porém é que tem um alto teor calórico, ou seja, é melhor comer com moderação.

ISRAEL E O HUMMUS NO GUINNESS BOOK


Em Janeiro de 2010, na famosa aldeia badalada de Abu Gosh, nos arredores de Jerusalém, 50 pessoas, entre árabes-israelis e judeus, prepararam 4090 kg de Hummus, o que fez com que Israel entrasse para o Guinnes World Records com a maior quantidade de Hummus já feita.

Assista ao vídeo da preparação:

Entretanto, Líbano e Israel tem uma grande rixa quando se trata de Hummus. Então, em maio deste ano o recorde mundial voltou a ser do Líbano. Preparado por 300 cozinheiros na aldeia de Al-Fanar, perto de Beirute, o maior prato de Hummus do mundo pesava 10500 kg, mais do que o dobro do recorde anterior.

O maior prato de Hummus do Mundo, Líbano. Fonte:CNN

Depois dessa, Israel terá de se esforçar muito para quebrar este recorde. Enquanto esperamos os próximos capítulos dessa acirrada competição, deem uma olhada no blog de Shooky Galili, um jornalista isralense que escreve especialmente sobre...Hummus.

Fontes:
Wikipédia
CNN
Guiness World Records

2 comentários:

Anônimo disse...

teste

Unknown disse...

Eu já estava me imaginando nadando naquela piscina, digo, prato de hummus, hehe!