terça-feira, 17 de agosto de 2010

OFAKIM Apresenta Novo Projeto

A OFAKIM, em parceria com a FIRS, passa a exibir uma série de filmes israelenses de grande impacto cultural, no projeto chamado CINE OFAKIM. O primeiro filme será o consagrado "Um Herói Do Nosso Tempo", que será exibido dia 23 de agosto, a partir das 19h na FIRS. A entrada é franca.

Venha prestigiar essa iniciativa inteligente!

Abaixo, o trailer, a sinopse do filme e apresentação do projeto:

"Através de belas produções, o cinema israelense contemporâneo se caracteriza por trazer ao público temáticas de grande relevância para a comunidade judaica mundial, além de demonstrar com rara sensibilidade toda a diversidade ético-ideológia que permeia a socidade israelense e os problemas dela advindos. É neste contexto que o Ofakim, em parceria com a FIRS, apresenta seu mais novo projeto: CINE OFAKIM Fique atento, pois vamos realizar sessões de cinema com os maiores sucessos israelenses. Para inaugurar este projeto, o primeiro filme a ser exibido é 'Um Herói do nosso tempo' "

UM HERÓI DO NOSSO TEMPO

1984.
A África está sofrendo com uma seca terrível.
Os judeus etíopes serão transportados para Israel.
Um menino de 9 anos morre. Uma mãe etíope cristã obriga seu filho a tomar o lugar do menino e diz que ele é judeu para que se salve.
Com apenas nove anos de idade, Salomão é um caldeirão humano de culturas e religiões: cristão negro nascido na Etiópia, vivendo num campo de refugiados no Sudão, para sobreviver, sua mãe o ensina a se fingir de judeu e assim entrar em Israel. Lá é adotado por uma família de judeus sefardins de origem francesa. Antes de completar dez anos, ele é obrigado a utilizar inúmeros recursos para sustentar sua dupla mentira – de que é judeu e órfão. Mas isto não é nada: neste novo país todos desperdiçam água, deixando que ela caia na cabeça num lugar chamando chuveiro; de uma caixa preta esquisita saem montes de imagens que, por mais que Salomão vigie, não consegue descobrir de onde vem e para onde vão! Além disto, as pessoas têm a louca mania de encher seus pratos com comida pelo menos três vezes por dia e de dormir em uns lugares estranhamente macios.

E as perguntas? Um dia seu "irmão" quer saber de que esporte ele gosta mais: futebol ou basquete?

Salomão está perdido, mas isto é só o começo. Conforme vai crescendo, se confronta com o amor e as dificuldades em seu caminho.

Direção: Radu Mihaileanu
Distribuidora: Art Films
Gênero: Drama
Duração: 140 min.
Ano: França/Israel - 2004

Nenhum comentário: