segunda-feira, 10 de maio de 2010

A união para o fortalecimento da comunidade

O evento ocorrido na última sexta feira, dia 7 de maio, na Sinagoga Linat Hatsedek, deve ser considerado um marco para a comunidade judaica gaúcha. O Shabakim chegou para ficar, animou e emocionou mais ou menos 200 jovens no shabat com sushi kasher e cerveja.

A popularidade dos atrativos é indiscutível. Os jovens dos dias de hoje são movidos por sushi e cerveja. A esmagadora maioria adora pelo menos um dos itens. Entretanto, quem esteve na cerimônia sabe que o papel exercido pelos atrativos foi coadjuvante. Os ingredientes principais? Uma sinagoga lotada de juventude, danças e músicas, dançadas e cantadas por todos em meio ao Shabat e um discurso emocionante do rabino Daniel Presman.

A união de entidades judaicas, opostas em ideologia, mas com um mesmo objetivo, conquistado com êxito naquela noite: a criação de um evento para os jovens que querem estar presentes novamente em eventos comunitários, que desejam reencontrar amigos antigos e conquistar novas amizades. Jovens judeus que não querem abandonar o judaísmo.

A organização e divulgação do grupo Ofakim não pode, de forma alguma, ser esquecida. O rabino Daniel, após exaltar o valor dessa nova parceria, falou sobre a importância das entidades judaicas se unirem. Afinal, apesar das diferenças ideológicas, somos todos judeus e lutamos por um mesmo propósito: a continuidade e o crescimento da comunidade judaica.

Quando todos já estavam comendo e bebendo, uma música tomou conta do ambiente: "Henei ma tov umanaim Shevet achim gam yachad" (Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em comunhão). Todos que estavam presentes começaram a cantar. Um momento em que o orgulho de ser judeu e a felicidade em estar presente no evento se misturaram. Que isso seja apenas o começo...

Nenhum comentário: